CUIDANDO E ORIENTANDO: COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA ENTRE PACIENTES SUSPEITOS OU CONFIRMADOS DE COVID-19 E PROFISSIONAIS DE SAÚDE NUM HOSPITAL ESCOLA DA CIDADE DE MACEIÓ

  • Márcia Izabela Mendes Porangaba
  • Mére Lander Moura
  • Luciana Costa Melo

Resumo

Este trabalho visa expor uma estratégia utilizada através da comunicação alternativa e ampliada para facilitar a identificação de necessidades, e estabelecer diálogo minimamente limitado entre profissionais de saúde e pacientes em isolamento pelo diagnóstico ou suspeita de contaminação pelo coronavírus SARS-CoV-2. Apresenta-se com acentuada relevância, entendendo que, diante do cenário de pandemia, é importante toda estratégia que venha a favorecer o desempenho laboral destes profissionais e fomentar uma possibilidade de assistência adequada ao usuário do serviço de saúde. O recurso desenvolvido expõe-se através de placas contendo informações pertinentes as dúvidas da equipe de assistência sobre o quadro geral do paciente, evitando excesso de exposição e risco de contaminação do profissional. A estratégia utilizada concentrou-se na elaboração de placas de comunicação contendo informações pertinentes ao estado geral dos assistidos com objetivo de auxiliar na identificação e intervenção mais precisa dos mesmos, através de figuras de compreensão universal e escrita com palavras-chave referentes às imagens. Além deste, o outro objetivo foi limitar a exposição, restringir contatos excessivos da equipe de assistência, bem como evitar risco de contaminação. As placas foram elaboradas em formato que aperfeiçoasse o manuseio e a compreensão do questionamento, tanto por parte do paciente como do profissional, considerando também o perfil socioeducacional dos internos.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
IZABELA MENDES PORANGABA, Márcia; LANDER MOURA, Mére; COSTA MELO, Luciana. CUIDANDO E ORIENTANDO: COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA ENTRE PACIENTES SUSPEITOS OU CONFIRMADOS DE COVID-19 E PROFISSIONAIS DE SAÚDE NUM HOSPITAL ESCOLA DA CIDADE DE MACEIÓ. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1454>. Acesso em: 30 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição