DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS PARA AUXÍLIO NO ESTUDO DE ANATOMIA DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR

  • Sérgio Garzon Batista Nani
  • Luís Fernando Soares
  • Lara Cristina Costa
  • Thaís Oliveira Prates
  • Amanda Aparecida Batista
  • João Vitor Liboni Guimarâes Rios
  • Priscila Cristian Amaral

Resumo

O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) vem se tornando extremamente importante para uma reconfiguração de modelos de educação. Como exemplo, podemos citar os aplicativos móveis, que são capazes de acelerar o aprendizado e permitir que ele ocorra em diferentes locais. Nos cursos da área da Saúde, a anatomia humana é uma disciplina comum, cujo processo de ensino-aprendizagem é baseado em aulas teóricas e práticas. Por consequência, os laboratórios de anatomia têm alta demanda, o que gera frequentes superlotações, tornando-se locais impróprios para o aprendizado. Um aplicativo de anatomia humana pode complementar e estimular o aprendizado, além de desafogar laboratórios. Assim, o este projeto tem como objetivo contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de anatomia para estudantes da área da Saúde, a partir do desenvolvimento aplicativos educativos via celulares e tablets das plataformas Android® e IOS®. A interface dos aplicativos conta com um menu peças anatômicas subdividas de acordo com suas categorias, além de possuir uma plataforma de realidade Virtual e Aumentada. Ao selecionar a peça desejada, é possível visualizar suas respectivas estruturas e seguimentos em 3D. Ademais, o projeto apresenta um sistema de simulado de questões abertas e de múltipla escolha, que tem como objetivo auxiliar na fixação de conteúdo e de ampliar possibilidades de estudo.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
GARZON BATISTA NANI, Sérgio et al. DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS PARA AUXÍLIO NO ESTUDO DE ANATOMIA DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1455>. Acesso em: 24 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição