DESENVOLVIMENTO DE UM EXPERIMENTO DIDÁTICO INTERDISCIPLINAR: TÚNEL DE SECAGEM DE ALIMENTOS COMO FORMA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO ORIENTADA

  • MARCO ANTÔNIO MOREIRA DE OLIVEIRA
  • Diane Serpa
  • Moisés Nivaldo Cordeiro

Resumo

O artigo descreve a elaboração de uma atividade didática experimental, focada na utilização de materiais de baixo custo, construída a partir da seleção de um tema inicial e através do ensino por investigação orientada. O trabalho foi executado numa disciplina de mestrado profissional em docência na área de ciências exatas, podendo ser adaptado para disciplinas de outros cursos e programas, e se fundamenta na cooperação dos alunos que trabalham em equipe, com o professor atuando na apresentação dos conteúdos teóricos e na mediação dos debates, visando a elaboração de um produto educacional. O experimento descrito neste trabalho emprega um secador de alimentos em miniatura, confeccionado pelos alunos, no qual foram efetuados ensaios para determinar a massa de água removida de um alimento a partir de um balanço térmico no secador. Os resultados obtidos foram satisfatórios, com desvios da ordem de 10% entre valores teóricos e experimentais, sendo tais desvios compatíveis com o equipamento confeccionado e à incerteza associada aos dados registrados no ensaio. A participação e o engajamento dos alunos foi fator determinante na superação das dificuldades enfrentadas na execução do projeto, sendo tal atitude atribuída ao interesse do grupo em aplicar atividades pedagógicas similares em sua prática docente.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
ANTÔNIO MOREIRA DE OLIVEIRA, MARCO; SERPA, Diane; NIVALDO CORDEIRO, Moisés. DESENVOLVIMENTO DE UM EXPERIMENTO DIDÁTICO INTERDISCIPLINAR: TÚNEL DE SECAGEM DE ALIMENTOS COMO FORMA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO ORIENTADA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1461>. Acesso em: 20 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição