DOCÊNCIA NA WEB 2.0 E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA DO CONSÓRCIO CEDERJ - POLO BOM JESUS

  • David Almeida dos Santos
  • Leandro de Oliveira Silva

Resumo

A inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no cenário educacional impõe novos desafios ao ambiente escolar. Faz-se necessário, desta forma, investigar como tem se dado a formação do professor em cursos de graduação, pois estes são o ponto de partida para a docência. O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas EaD/Cederj do Polo de Bom Jesus-RJ quanto ao uso de TICs no ensino. Foi elaborado um questionário eletrônico contendo seis questões, disponível para resposta entre os dias 02 e 15 de maio de 2020. Participaram da pesquisa 20 alunos, a maioria deles cursando o 4º período, ou seja, próximo da metade do curso. A maioria dos alunos declarou não ter cursado, até aquele momento, nenhuma disciplina que abordasse a questão das TICs. Uma grade parcela dos alunos (35%) reconhece a importância das TICs para o ensino, enquanto uma mesma proporção não sabe dizer qual a importância das mesmas. A maioria dos alunos não sabe dizer qual a melhor forma de se utilizar as TICs na educação, e não se sentem preparados para utilizá-las em sua futura prática docente. Palavras-chave: TICs; Ensino Superior; Formação docente; Educação a Distância.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SANTOS, David Almeida dos; SILVA, Leandro de Oliveira. DOCÊNCIA NA WEB 2.0 E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA DO CONSÓRCIO CEDERJ - POLO BOM JESUS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1462>. Acesso em: 23 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC