DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIDÁTICO DIGITAL PARA O ENSINO DE CLASSIFICAÇÃO DE GRUPOS DE ANIMAIS VERTEBRADOS

  • Isabella Capistrano Cunha Soares
  • Rubens Cividati

Resumo

Os jogos didáticos são metodologias importantes para facilitar a compreensão de conceitos e os jogos digitais educativos são recursos interessantes como metodologia no ensino de ciências por tornar o aprendizado mais significativo e divertido. Este trabalho teve como proposta o desenvolvimento de um jogo didático digital como uma ferramenta para o ensino de classificação de grupos de animais vertebrados para o 3º ano do Ensino Fundamental. O jogo “De qual grupo eu sou?” tem como finalidade facilitar a compreensão desse conteúdo pelos alunos e valorizar o conhecimento prévio que estes possuem sobre os animais. O jogo foi desenvolvido no software Unity, uma plataforma de desenvolvimento de jogos e utilizou-se a linguagem C#. O jogo contém 15 fichas com imagens de animais sendo 3 fichas para cada grupo: anfíbios, répteis, peixes, mamíferos e aves e possui perguntas elaboradas sobre as características do animal que diferenciam os grupos de animais às quais são respondidas por “sim” ou “não”. Se a resposta for não, descarta-se os animais que não possuem a característica, clicando nas imagens. No decorrer do jogo, os animais são classificados nos grupos de acordo com características em comum e apresenta-se um resumo das principais características de cada grupo. Pretende-se que este jogo seja um recurso disponível para professores usarem em sala de aula facilitando assim o ensino de ciências.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
CAPISTRANO CUNHA SOARES, Isabella; CIVIDATI, Rubens. DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIDÁTICO DIGITAL PARA O ENSINO DE CLASSIFICAÇÃO DE GRUPOS DE ANIMAIS VERTEBRADOS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1463>. Acesso em: 23 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição