DOCÊNCIA VIRTUAL E AS RESSIGNIFICAÇÕES DA PRESENCIALIDADE

  • Paula Lemos Silveira

Resumo

O presente estudo apresenta as ressignificações da presencialidade na docência virtual. A problemática questiona quais as ressignificações no exercício da docência virtual para um grupo de docentes que atuam em ambientes virtuais? a pesquisa foi realizada com um grupo de docentes virtuais, com o objetivo de analisar e questionar as ressignificações na docência virtual. Para tanto, utilizou-se das entrevistas narrativas como ferramenta metodológica, caracterizando como uma pesquisa qualitativa. Na produção dos dados, evidenciou-se que os sentidos da docência se caracterizaram pelas ressignificações de presencialidade através da interação. O resultado da pesquisa contribui para os estudos da docência, relacionando os sentidos da presencialidade caracterizados pela vigilância e controle em ambientes virtuais, embasada pelas leituras Schlemmer (2010) e de Mill (2012) , no que se refere aos temas da Docência, Educação a Distância, Ambientes Virtuais. Os temas relacionados às mudanças na sociedade, Lévy (1996) e narrativas, Meyer e Paraíso (2014). Palavras-chave: Docência, Ambientes Virtuais, Modalidades de ensino, Educação, Presencialidade.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SILVEIRA, Paula Lemos. DOCÊNCIA VIRTUAL E AS RESSIGNIFICAÇÕES DA PRESENCIALIDADE. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1464>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC