DRAMATIZAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA E UM CURSO DE GRADUAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE

  • CASSIA REGINA DA SILVA NEVES CUSTODIO
  • Catarina Novaes Sousa Bertani
  • Marisa Laporta Chudo

Resumo

O avanço tecnológico tem sido um desafio para o ensino e vem ao encontro do acesso às tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). Nota-se que alguns docentes são resistentes a inserção das TDICs optando por ministrar aulas expositivas com o auxílio de um projetor multimídia. Embora tradicional tal prática tenha desmotivado alunos, que preferem atividades mais atrativas. Com objetivo de estimular o envolvimento do aluno no aprendizado, foi utilizada a dramatização com base no tema: “Atendimento ao Paciente no Laboratório” durante a condução das disciplinas de Administração Laboratorial e Biossegurança do curso de Biomedicina. Os alunos foram divididos em grupos e orientados a realizar uma dramatização com duração de 15 minutos que foi gravada com uso de smartphones®. Os vídeos foram encaminhados aos docentes que analisaram as apresentações e emitiram pareceres a partir de vídeos confeccionados por eles próprios. Os pareceres foram exibidos para os alunos que discutiram os apontamentos dos docentes pareceristas. A dramatização permitiu a reflexão acerca da importância na qualidade do atendimento do paciente, além de motivar novas discussões. A atividade favoreceu a interdisciplinaridade, a integração entre docentes e discentes que participaram ativamente das discussões, estimulados pelo uso de recursos digitais do cotidiano sem custos adicionais. Palavras-chave: Dramatização; Administração Laboratorial; Tecnologias digitais de informação e comunicação.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
CUSTODIO, CASSIA REGINA DA SILVA NEVES; BERTANI, Catarina Novaes Sousa; CHUDO, Marisa Laporta. DRAMATIZAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA E UM CURSO DE GRADUAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1467>. Acesso em: 21 jan. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC