DIREÇÃO DA CORRENTE ELÉTRICA: UM TÓPICO PARA DISCUSSÃO EM ESTÁGIOS INICIAIS DO ENSINO DE FÍSICA

  • Priscilla Paci Araujo
  • Paulo Simeão Carvalho
  • Manuel B. Marques

Resumo

São conhecidas as dificuldades que muitos alunos apresentam na compreensão dos fenômenos físicos, que em alguns casos provêm das abordagens de ensino incompatíveis com as mais recentes teorias da aprendizagem e / ou da falta de ferramentas pedagógicas estimulantes e efetivas na aprendizagem. Um dos assuntos que causa dúvidas aos alunos no domínio da eletricidade é o tópico da corrente elétrica. Um teste de múltipla escolha sobre a direção da corrente elétrica em um circuito contendo um diodo, realizado por 83 alunos do curso de física da Universidade do Porto, confirmou que estes alunos se mostram confusos sobre a direção da corrente "real" e da corrente "convencional" e, assim, não identificam corretamente a direção da corrente elétrica em um circuito CC, porque eles não percebem que essa direção não é arbitrária. Isso justifica uma maior atenção ao assunto pelos professores e o desenvolvimento de uma abordagem pedagógica experimental para o ensino desse tópico nas fases iniciais do ensino escolar. Neste artigo, propomos uma atividade experimental para alunos do ensino fundamental e médio, abordando a direção da corrente elétrica em um circuito DC, onde usaremos lâmpadas e LEDs em uma abordagem P (prever) - O (observar) - E (explicar) baseada em ensino por inquérito. Usando um circuito elétrico simples com bateria de 3 V, lâmpada, fios e LEDs, os alunos terão a oportunidade de prever, observar e explicar os resultados experimentais de maneira crítica, concluindo que os LEDs podem fornecer informações precisas sobre a direção do corrente elétrica em um circuito.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
PACI ARAUJO, Priscilla; SIMEÃO CARVALHO, Paulo; B. MARQUES, Manuel. DIREÇÃO DA CORRENTE ELÉTRICA: UM TÓPICO PARA DISCUSSÃO EM ESTÁGIOS INICIAIS DO ENSINO DE FÍSICA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1470>. Acesso em: 13 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição