EDUCAÇÃO CIDADÃ NA PRAÇA DR EDUARDO VIRMOND SUPLICY EM FRANCISCO BELTRÃO-PR

  • Bruna Kisathowski Fiss
  • Mafalda Nesi Francischett

Resumo

Este artigo visa apresentar o estudo de caso sobre o lugar, como processo essencial na formação do sujeito cidadão. Estudar o lugar é conhecer a história materializada, pois os fatores culturais e sociais estão presentes no meio vivido. Para que assim o sujeito possa atuar de forma consciente na sociedade, como cidadão crítico e ativo. Por meio de uma prática educativa trabalhamos a praça Dr Eduardo Virmond Suplicy em Francisco BeltrãoPR, com a produção de material didático, folders, croqui e mapa temático. A prática consistiu em cinco ações: orientação, monumentos, fauna e flora, agricultura familiar e torre. Participaram turmas do 7º e 8º ano do Colégio Estadual Dr Eduardo Virmond Suplicy e do Colégio Estadual Industrial. Ao final os estudantes e professores avaliaram as participações. Concluímos que a praça é um espaço formativo para a cidadania, uma vez que as avaliações dos estudantes indicaram o olhar para o espaço além da função lazer, adquiriu sentindo histórico, cultural e social. Os professores evidenciaram a importância da prática na constituição do conhecimento dos conteúdos disciplinares.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
KISATHOWSKI FISS, Bruna; NESI FRANCISCHETT, Mafalda. EDUCAÇÃO CIDADÃ NA PRAÇA DR EDUARDO VIRMOND SUPLICY EM FRANCISCO BELTRÃO-PR. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1471>. Acesso em: 14 fev. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição