ELEMENTOS PARA CRIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM UM PORTAL EDUCATIVO

  • Ana Cristina Barbosa da Silva
  • Daniel Herculano Cruz Neto

Resumo

A temática de criação e utilização de Objetos de Aprendizagem nas aulas tem sido bastante discutida nos dias atuais, uma vez que há uma notória necessidade de incluir as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas práticas pedagógicas das instituições. Por isto, a presente pesquisa objetivou identificar os elementos considerados importantes, por docentes de Saúde Coletiva e de Biologia, para compor objetos de aprendizagem em um portal educativo para o ensino de Biologia. Assim, 3 docentes de Saúde Coletiva participaram de uma entrevista semiestruturada e 27 docentes de Biologia responderam a um questionário com perguntas abertas e fechadas. Nas proposições das temáticas, como abordá-las e os conhecimentos esperados que os estudantes alcancem, percebeu-se que houve ratificação, pelos investigados, de questões relacionadas às necessidades sociais e de saúde individual e coletiva. Percebeu-se ainda que a concepção de ensino sinalizada foram as metodologias ativas: que leve os estudantes à pesquisa, à reflexão, à criticidade, à resolução de problemas. Predominou a sugestão de que fossem incluídos no portal: links, ícones e botões, sons, animações, imagens, feedback das ações e vídeos.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
CRISTINA BARBOSA DA SILVA, Ana; HERCULANO CRUZ NETO, Daniel. ELEMENTOS PARA CRIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM UM PORTAL EDUCATIVO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1475>. Acesso em: 18 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição