ELEMENTOS PARA CRIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM UM PORTAL EDUCATIVO
Resumo
A temática de criação e utilização de Objetos de Aprendizagem nas aulas tem sido bastante discutida nos dias atuais, uma vez que há uma notória necessidade de incluir as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas práticas pedagógicas das instituições. Por isto, a presente pesquisa objetivou identificar os elementos considerados importantes, por docentes de Saúde Coletiva e de Biologia, para compor objetos de aprendizagem em um portal educativo para o ensino de Biologia. Assim, 3 docentes de Saúde Coletiva participaram de uma entrevista semiestruturada e 27 docentes de Biologia responderam a um questionário com perguntas abertas e fechadas. Nas proposições das temáticas, como abordá-las e os conhecimentos esperados que os estudantes alcancem, percebeu-se que houve ratificação, pelos investigados, de questões relacionadas às necessidades sociais e de saúde individual e coletiva. Percebeu-se ainda que a concepção de ensino sinalizada foram as metodologias ativas: que leve os estudantes à pesquisa, à reflexão, à criticidade, à resolução de problemas. Predominou a sugestão de que fossem incluídos no portal: links, ícones e botões, sons, animações, imagens, feedback das ações e vídeos.