EMPODERAMENTO EDUCATIVO DE MORADORES DA ZONA RURAL PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA
Resumo
Dados da Organização Mundial de Saúde indicam que o câncer de mama é um grave problema de saúde pública. Este artigo objetiva relatar a experiência da construção e implementação de tecnologias educacionais para promoção da educação em saúde sobre o câncer de mama na população da zona rural. Estudo do tipo relato de experiência, com abordagem qualitativa, realizado com 250 moradores da zona rural de 03 comunidades rurais de dois municípios do interior do Piauí Brasil. Foram realizadas 06 oficinas entre março de 2019 a fevereiro de 2020. O estudo foi coordenado por professores de Enfermagem de uma instituição Federal de Educação e foi desenvolvido por equipe interdisciplinar, composta por discentes de nível técnico e superior. Os dados literários para desenvolvimento da oficina foram extraídos de artigos científicos, manuais/guidelines do Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer. Abordou-se o tema mediante uso de artefatos tecnológicos (paródia, poema, maquetes). Foram apresentados definição, etiologia, fatores de risco, fatores de proteção e prevenção, medidas de tratamento e controle do câncer de mama. A utilização de tecnologias adaptadas ao contexto social dos usuários reforçou capacidades e favoreceu a promoção da saúde. Os participantes relataram sentir-se incluídos, motivados e atraídos pelo processo de ensino e aprendizagem.