ENUNCIAÇÕES ESTÉTICAS E O APRENDER SABER NA CULTURA DIGITAL: APROXIMANDO PAIS, CUIDADORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA TEMÁTICA DAS ANOMALIAS CRANIOFACIAIS
Resumo
Objetivo: Este artigo apresenta o processo de construção de vídeos educacionais como ferramentas polifônicas dentro de uma mídia móvel promovendo a construção de saberes na temática das Anomalias Craniofaciais. Metodologia: Fora realizada a priori uma revisão integrativa. A busca foi realizada em bases de dados e em vista do diminuto número de materiais educativos, sendo nenhum deles disponibilizados nas redes móveis, deu-se início a confecção de uma matriz digital na educação midiática. Resultados e Discussão: A composição estética desta narrativa videográfica refere-se a valores originalmente de conteúdos que expressam individual e coletivamente sentidos singulares e únicos, uma composição estética dos vídeos educativos elaborados com a parceria dos atratores como um material visualmente perceptível. Nesta concepção estética os vídeos que foram construídos fizeram uso de atratores onde o fetichismos visuais e a estética dialogaram. Conclusão: Os vídeos educativos elaborados para as mídias móveis, traz consigo uma típica comunicação dialógica, onde quem vê algo, vê e (re)age atribuindo sentidos, técnica e/ou criticamente, o faz com todos seus poros, dilatando seu olhar. Plataformas digitais estimulam a participação ativa na dissolução de conhecimento, uma vez que o espect-autor assiste, mas também participa ativamente na construção do seu conhecimento.