ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA MANUTENÇÃO DA SEQUÊNCIA DE PARAMENTAÇÃO E DESPARAMENTAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID19: PROTOCOLO DE UM HOSPITAL ESCOLA NA CIDADE DE MACEIÓ

  • Mére Lander Moura Lins
  • Luciana Costa Melo
  • Almira Alves dos Santos

Resumo

As medidas de prevenção e controle de infecção devem ser implementadas pelos profissionais que atuam nos serviços de saúde para evitar ou reduzir ao máximo a transmissão de microrganismos durante qualquer assistência à saúde realizada (ANVISA 2020). Este trabalho visa propor um instrumento educativo para favorecer a visualização da sequência de paramentação e desparamentação. O projeto está sendo desenvolvido em um hospital escola na cidade de Maceió para reforçar a biossegurança para profissionais na linha de frente do enfrentamento ao covid19. O instrumento proposto mostra de forma clara e pontual a sequência de colocação e retirada de equipamento de proteção individual (EPI), utilizando como estratégia o recurso visual, por meio de desenho. Hipotetiza-se que a visualização repetitiva e disponibilidade constante da sequência de utilização dos EPIs no ambiente de trabalho, facilitará a percepção e compreensão de todas as etapas.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
LANDER MOURA LINS, Mére; COSTA MELO, Luciana; ALVES DOS SANTOS, Almira. ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA MANUTENÇÃO DA SEQUÊNCIA DE PARAMENTAÇÃO E DESPARAMENTAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID19: PROTOCOLO DE UM HOSPITAL ESCOLA NA CIDADE DE MACEIÓ. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1479>. Acesso em: 12 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição