ESTRATÉGIAS EXPERIMENTAIS DE ENSINO HÍBRIDO SOBRE PROPRIEDADES QUÍMICAS E FÍSICAS EM SOLOS DO PLANALTO SERRANO CATARINENSE

  • Gustavo Eduardo Pereira
  • Schayanne Matos Henrique
  • Caroline Aparecida Matias
  • Letícia Sequinatto

Resumo

As plantas necessitam determinados nutrientes para desenvolvimento adequado, associados a faixa de pH entre 5,5 a 6,5. Nessa faixa de pH o Al3+ é neutralizado e as cargas ocupadas por ele são liberadas e ocupadas por outros elementos com o mesmo tipo de carga, por exemplo: Ca+2, Mg+2, K+ . Os dois principais fatores que alteram o balanço de cargas elétricas dos solos com cargas variáveis são a aplicação de calcário e a adição de matéria orgânica, assim os experimentos propostos foram desenvolvidos utilizando dois solos do Planalto Serrano Catarinense com distintas propriedades químicas e físicas. Em ambos os experimentos são utilizados materiais acessíveis e de baixo custo. Como resultado os solos de textura arenosa apresentam pouca quantidade de cargas elétricas, portanto, baixa capacidade de reter nutrientes e poluentes químicos. Nos solos argilosos há maior capacidade de reter nutrientes e poluentes, uma vez que apresentam maiores quantidades de cargas, evidenciado pela maior quantidade de partículas aderida ao fio de cobre do experimento 1 e menor perda por lixiviação no experimento 2. As atividades experimentais apresentadas são potenciais instrumentos metodológicos para o ensino de física, química e fertilidade dos solos, podendo ser desenvolvidas pelos próprios alunos, o que dispensa a presencialidade e proporciona melhorias no ensino-aprendizagem na EaD ou presencial.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
EDUARDO PEREIRA, Gustavo et al. ESTRATÉGIAS EXPERIMENTAIS DE ENSINO HÍBRIDO SOBRE PROPRIEDADES QUÍMICAS E FÍSICAS EM SOLOS DO PLANALTO SERRANO CATARINENSE. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1480>. Acesso em: 02 out. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição