FERRAMENTA ONLINE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ACESSIBILIDADE EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
Resumo
A tecnologia possui potencial para ampliar as transformações da educação ambiental em contextos não-formais. No entanto, poucos estudos associam o uso de tecnologias à educação ambiental para a conservação da biodiversidade. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver e analisar o potencial educativo de uma ferramenta online acessível e adaptada ao isolamento social para o zoológico Parque Ecológico de São Carlos, SP. A ferramenta foi desenvolvida com base em visitas ao parque e em diagnóstico realizado com o público espontâneo, grupos escolares, pessoas com deficiências e equipe da instituição. O conteúdo foi analisado de acordo com as dimensões da educação ambiental. A ferramenta consiste de um site que apresenta os conteúdos por meio de roteiros, mapa e figurinhas, com recursos de acessibilidade (audiodescrição e Libras). O site teve um número expressivo de visitas, indicando seu potencial de ampliar o acesso ao parque de forma virtual. As dimensões da participação, dos valores éticos e estéticos e dos conhecimentos foram contempladas. Concluímos que é possível realizar propostas educativas coerentes com princípios da educação ambiental mediadas pela tecnologia para espaços educadores e de conservação da biodiversidade.