FORMAÇÃO CONTINUADA DE GUIAS INTÉRPRETES PARA O USO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL HÁPTICA E EFETIVA INCLUSÃO DE SURDOCEGOS

  • Elaine Gomes Vilela
  • Adriana Barroso de Azevedo

Resumo

No cenário nacional da surdocegueira a formação continuada de profissionais guias-intérpretes torna-se imprescindível. O objetivo desta pesquisa é disseminar o uso da comunicação social háptica; e, por meio dela, aprimorar o atendimento inclusivo de surdocegos. Algumas questões norteiam a pesquisa dentre elas: Quais estratégias de comunicação os guias-intérpretes participantes utilizam? Quais são os benefícios captados pelos surdocegos, quando a comunicação social háptica traz informações visuais e é utilizada complementando a comunicação com informações auditivas? Como a comunicação social háptica tem sido divulgada no Brasil? Dessa forma define-se o seguinte problema de pesquisa: “O que emerge dos sujeitos surdocegos quando estes refletem sobre o uso da comunicação social háptica? Assim pretende-se trazer conhecimento e explanar esse tema da surdocegueira à luz dos autores Carillo (2008), Watanabe(2017), Araújo (2019) e Vilela (2018). A escolha da metodologia baseiase no percurso da pesquisa qualitativa por meio da pesquisa-formação em consonância à pesquisa narrativa autobiográfica citada por Connelly e Clandinin (2015). Além de trazer conhecimento desse tema pouco explorado, visamos construir um material de apoio que agregue conhecimentos a profissionais guiasintérpretes; mas, além de tudo promover autonomia e qualidade de vida para os surdocegos.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
GOMES VILELA, Elaine; BARROSO DE AZEVEDO, Adriana. FORMAÇÃO CONTINUADA DE GUIAS INTÉRPRETES PARA O USO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL HÁPTICA E EFETIVA INCLUSÃO DE SURDOCEGOS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1482>. Acesso em: 21 jan. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição