GOOGLE CLASSROOM E SMARTPHONES COMO FERRAMENTAS DIGITAIS FACILITADORAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

  • Roberto Carlos da Silva

Resumo

Este artigo descreve uma experiência pedagógica utilizando a ferramenta digital Google Classroom, aliada ao uso de recursos tecnológicos, como notebook e smartphone, enquanto meios facilitadores das práticas de estudos em matemática. Inicialmente desenvolveu-se a experiência objetivando o manuseio de Sequencias Didáticas de Matemática para nivelamento de conteúdos curriculares. Entretanto, além desta função, as ferramentas se revelaram um grande suporte pedagógico para o desenvolvimento de diversas atividades escolares, tanto em momentos presenciais quanto à distância. Fundamenta-se em autores como CHIFMAN (2014), GÓMEZ (2015) e a BNCC (2018). Descreve-se a forma de acesso à ferramenta Google Classroom e sua conexão com os alunos. Tem como objetivo apresentar o uso das ferramentas digitais Google Classroom e smartphones enquanto instrumentos digitais que auxiliam o desenvolvimento do ensino de diversos componentes curriculares. O trabalho contribui para despertar professores quanto ao uso de tecnologias digitais da informação e da comunicação na formatação e desenvolvimento de suas aulas com maior dinamismo e interatividade, melhorando assim a participação ativa dos alunos e consequentemente a aprendizagem.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
CARLOS DA SILVA, Roberto. GOOGLE CLASSROOM E SMARTPHONES COMO FERRAMENTAS DIGITAIS FACILITADORAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1485>. Acesso em: 15 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição