GUIA DE MUSEUS VIRTUAIS DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Esta pesquisa encontra-se em fase inicial e refere-se à elaboração de um Guia de Museus Virtuais de Ciências relacionado à área de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental constante da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Sua problematização é oriunda da fundamentação teórica que apontou o baixo número de frequentadores aos museus. Ela tem como objetivos: 1. elaborar um Guia de Museus Virtuais de Ciências com especificações esclarecedoras sobre os seus acervos relacionados com a BNCC – Ensino Fundamental, 2. estimular o acesso aos Museus Virtuais por professores e alunos, principalmente e 3. promover a formação científica e cidadã dos frequentadores. Justificase a sua elaboração devido a necessidade de existir um Guia no formato proposto. A metodologia utilizada é a quanti-qualitativa, de natureza bibliográfica e sua fundamentação teórica é oriunda de artigos selecionados nas bases de dados do Scielo, da CAPES e do Google Acadêmico. O mapeamento dos Museus Virtuais de Ciências nacionais é realizado, via Internet, na plataforma Google por meio dos descritores: museu virtual; museu virtual de ciências.