HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO MEIO DE DISSEMINAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA PRODUZIDA NA UNIVERSIDADE

  • Lucas de Melo Trentin
  • Aguinaldo Robinson de Souza

Resumo

A divulgação é uma atividade de grande relevância no meio científico, pois é muitas vezes a ligação entre trabalhos científicos e as sociedades pelas quais são destinados. Para divulgar a ciência, é necessária a utilização de uma linguagem adaptada, com o fim de alcançar um público mais amplo. A história em quadrinhos (HQ) se encaixa nesta proposta, pois é um instrumento de fácil acesso e não possuem um prazo de validade, assim atingindo uma variedade de idades e culturas, tendo também uma ótima utilização no ensino e divulgação da ciência. Ao usufruir dessa potencialidade, buscamos elaborar uma forma de difusão das pesquisas realizadas no departamento de Química de uma universidade púbica do Estado de São Paulo, utilizando-se deste meio de comunicação. Como metodologia para a construção narrativa das HQ, foi realizada uma entrevista com um dos pesquisadores responsáveis por estas pesquisas, e posteriormente analisamos o discurso com o objetivo de adaptar a linguagem e torná-la acessível. Utilizando como ferramentas metodológicas softwares de edição e de criação de avatares, os mesmos possibilitaram a construção de uma primeira HQ e o estudo da composição dos cenários, avatares e falas. Os três fatores citados são de grande importância para se criar uma narrativa que alcance além da comunidade científica, uma ampla gama de iniciantes no mundo das ciências

Publicado
2020-08-28
Como Citar
DE MELO TRENTIN, Lucas; ROBINSON DE SOUZA, Aguinaldo. HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO MEIO DE DISSEMINAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA PRODUZIDA NA UNIVERSIDADE. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1488>. Acesso em: 26 mar. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição