INCLUSÃO DIGITAL PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM RELATO EXPERIÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • LIDIA GOMES DE MACEDO MESSIAS
  • Wesley Antônio Gonçalves

Resumo

O estudo se caracteriza como relato de experiência de cunho qualitativo, sendo o seu objetivo, apresentar prática de inclusão digital com alunos que possuem Transtorno do Espectro do Autista (TEA), a partir de uma experiência lúdica na educação infantil. O relato destaca a utilização da modelagem em vídeo como estratégia inclusiva, na qual ocorreu em uma escola municipal de Uberlândia/MG. A fundamentação teórica corroborou para a compreensão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e contribuiu na utilização da tecnologia e do lúdico. Como principal resultado, foram constatadas decorrências positivas quanto a junção da tecnologia com propostas lúdicas como estratégia de ensinoaprendizagem no cotidiano dos alunos com TEA, além de destacar alguns pontos que podem ser aperfeiçoados no desenvolvimento de novas práticas.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
GOMES DE MACEDO MESSIAS, LIDIA; ANTÔNIO GONÇALVES, Wesley. INCLUSÃO DIGITAL PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM RELATO EXPERIÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1490>. Acesso em: 12 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição