INCLUSÃO DIGITAL: VIVÊNCIAS FORMATIVAS COM O USO DO CELULAR NA TERCEIRA IDADE

  • EDJANE CRISPIM DA SILVA TOMAZ
  • Pauleany Simões de Morais

Resumo

Com os avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) é relevante compreender como as pessoas da terceira idade têm testemunhado essas mudanças, na medida em que a inclusão dos idosos nessa era digital exibe um caráter significativo tanto para o próprio sujeito quanto para a convivência social. Apresentamos um recorte do resultado da pesquisa realizada durante o Curso de Especialização em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância do IFRN – Campus: Zona Leste (EAD), o qual abordou uma temática sobre a utilização do recurso tecnológico como uma ferramenta de reconhecimento social e consolidação da formação cidadã, além de meio de inserção no mundo tecnológico. Objetivou compreender o uso do celular no cotidiano dos idosos residentes no Condomínio Cidade Madura do município de Guarabira, localizado no Estado da Paraíba/PB. Para atingir os objetivos propostos pela pesquisa, utilizamos de uma orientação metodológica do conhecimento tipo pesquisa-ação com uma abordagem qualitativa. Como resultado, podemos observar que os idosos apresentam uma predisposição para a aprendizagem dos conhecimentos tecnológicos, sendo uma experiência de suma importância para eles, pois permitiu vivenciar a condição de aprendiz em um papel de protagonista do processo de aprendizagem fortalecendo a sua autoestima, autovalorização e autoconhecimento.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
CRISPIM DA SILVA TOMAZ, EDJANE; SIMÕES DE MORAIS, Pauleany. INCLUSÃO DIGITAL: VIVÊNCIAS FORMATIVAS COM O USO DO CELULAR NA TERCEIRA IDADE. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1491>. Acesso em: 12 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição