INCLUSÃO DIGITAL: VIVÊNCIAS FORMATIVAS COM O USO DO CELULAR NA TERCEIRA IDADE
Resumo
Com os avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) é relevante compreender como as pessoas da terceira idade têm testemunhado essas mudanças, na medida em que a inclusão dos idosos nessa era digital exibe um caráter significativo tanto para o próprio sujeito quanto para a convivência social. Apresentamos um recorte do resultado da pesquisa realizada durante o Curso de Especialização em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância do IFRN – Campus: Zona Leste (EAD), o qual abordou uma temática sobre a utilização do recurso tecnológico como uma ferramenta de reconhecimento social e consolidação da formação cidadã, além de meio de inserção no mundo tecnológico. Objetivou compreender o uso do celular no cotidiano dos idosos residentes no Condomínio Cidade Madura do município de Guarabira, localizado no Estado da Paraíba/PB. Para atingir os objetivos propostos pela pesquisa, utilizamos de uma orientação metodológica do conhecimento tipo pesquisa-ação com uma abordagem qualitativa. Como resultado, podemos observar que os idosos apresentam uma predisposição para a aprendizagem dos conhecimentos tecnológicos, sendo uma experiência de suma importância para eles, pois permitiu vivenciar a condição de aprendiz em um papel de protagonista do processo de aprendizagem fortalecendo a sua autoestima, autovalorização e autoconhecimento.