INTERAGINDO COM JOGOS DIGITAIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Resumo
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) propiciam expressivas e proveitosas possibilidades de interatividade às práticas pedagógicas dos professores no contexto escolar, suscitando a aprendizagem de conteúdos de forma prazerosa e significativa dos alunos. Este trabalho teve como proposta investigar as contribuições dos jogos digitais para a alfabetização e o letramento de dois alunos com deficiência intelectual que cursam os anos finais na E. M. Ed. Inf. e Ens. Fund. Doutor José Maria da Silveira, da zona rural, no município de Piratini- RS. Com base numa metodologia qualitativa (tipo estudo de caso), foi desenvolvido na disciplina de Língua Portuguesa, através de aplicação de jogos digitais como Ditado e Bruxa dos Acentos. Este projeto foi desenvolvido durante o ano letivo de 2019. No final da aplicação deste trabalho, observou-se que os alunos conseguiram apresentar um melhor desempenho na leitura e na escrita, além de permitir um melhor desenvolvimento da concentração, de memorização e de integração destes alunos com a turma.