JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS

  • WAGNER FERREIRA DA SILVA
  • Paulo José Marques de Souza

Resumo

É recorrente na literatura o fato de que muitos alunos afirmam não gostarem de Física. Além disto, em geral, os alunos sentem dificuldades em aprender o nome dos componentes básicos de um circuito, e como conectar corretamente o amperímetro e o voltímetro para realizar medidas elétricas. Foi pensando nestas questões que resolvemos desenvolver aqui um jogo de tabuleiro, para ser usado em aulas sobre circuitos elétricos, e deixar assim a aula mais dinâmica. A partir da aplicação do jogo, que fizemos em três turmas do ensino médio, de dois colégios estaduais, vimos que o jogo teve uma ótima aceitação pelos alunos. A grande maioria deles afirmaram que o jogo os ajudou a entender melhor o conteúdo sobre circuitos elétricos. Por fim, vale destacar que ele é um jogo muito barato de ser produzido, pois basta que o professor imprima o tabuleiro, as cartas e até mesmo os dados que são utilizados no jogo. Assim, acreditamos que ele será uma ferramenta didática muito útil, tanto para ser aplicado nas escolas estaduais como nas escolas privadas. Esperamos também que, nas turmas onde este jogo venha a ser utilizado, ele possa aumentar o gosto dos alunos pela Física.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
FERREIRA DA SILVA, WAGNER; JOSÉ MARQUES DE SOUZA, Paulo. JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1493>. Acesso em: 29 maio 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição