LABORATÓRIO INTERATIVO SOBRE FEBRE MACULOSA: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO POR CONGLOMERADO

  • Gabriela Rodrigues Bragagnollo
  • Ronsangela Andrade Aukar de Camargo
  • Beatriz Rossetti Ferreira
  • Marcela das Neves Guimarães
  • Bianca Resende
  • Taianra Rodrigues Santos

Resumo

OBJETIVO: analisar os efeitos de uma intervenção pedagógica sobre Febre Maculosa (FM) na aprendizagem de alunos da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem. MÉTODOS: Ensaio clínico randomizado por conglomerado. A população foi constituída de 105 alunos: 48 compuseram o grupo intervenção e 57 o grupo controle. O dispositivo pedagógico foi um laboratório interativo sobre o tema. A coleta de dados transcorreu com a aplicação de questionário pré e pós intervenções. Para verificar a magnitude do efeito da intervenção foi calculado o Odds Ratio. RESULTADOS: Para analisar os possíveis avanços do conhecimento cognitivo sobre FM, realizou-se dois tipos de comparação: de tempo, quando foi analisado o pré-teste versus o pós-teste no grupo intervenção e no grupo controle. Na sequência, foi analisado os resultados do no pós-teste e no pré-teste em ambos grupos. No pré-teste o índice de acertos dos dois grupos foi similar para todas as variáveis, confirmando a homogeneidade entre os grupos. No pós-teste, a taxa de acerto do grupo intervenção, sendo estatisticamente significativa em três variáveis. Em todos os casos foi possível perceber que o índice de acertos pré/pós foi maior no grupo que participou do laboratório interativo. CONCLUSÕES: Os efeitos do laboratório interativo apontaram avanços no conhecimento cognitivo sobre FM dos estudantes do estudo quando comparados com àqueles que participaram de aula expositiva no que tange às questões sobre prevenção. Embora, no geral as duas estratégias educativas obtiveram resultados positivos, os alunos que participaram do laboratório tiveram melhor desempenho.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
RODRIGUES BRAGAGNOLLO, Gabriela et al. LABORATÓRIO INTERATIVO SOBRE FEBRE MACULOSA: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO POR CONGLOMERADO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1494>. Acesso em: 22 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição