MAPA CONCEITUAL COMO RECURSO DIDÁTICO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

  • Alicia da Costa Pereira
  • Germana Costa Paixão
  • Renata Vieira Nascimento
  • Lydia Dayanne Maia Pantoja

Resumo

Os Mapas Conceituais - MC são formas sintéticas de organizar conceitos e definições de determinado assunto. Nesse sentido, o presente estudo buscou analisar a percepção de alunos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas, modalidade a distância, sobre o uso de MC. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa com aplicação de questionário em cinco turmas em funcionamento nos municípios de Beberibe, Maranguape, Maracanaú, Quixeramobim e Aracoiaba-CE. Sobre a utilização do MC nas atividades da graduação, 70,6% entendem totalmente sua funcionalidade, 94,1% consideram precisar da utilização de alguma ferramenta tecnológica na sua construção, sendo o aplicativo CmapTools® o mais utilizado. No tocante a utilização efetiva do MC, pode-se perceber que os alunos acreditam em sua relevância, uma vez que descreveram como um recurso que permite a síntese, memorização e fácil utilização. Conclui-se que o MC é bem aceito, considerado de fácil elaboração e uma boa opção no auxílio do ensino e aprendizagem.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
DA COSTA PEREIRA, Alicia et al. MAPA CONCEITUAL COMO RECURSO DIDÁTICO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1496>. Acesso em: 13 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição