MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: DA PRODUÇÃO À PUBLICAÇÃO EM TEMPO DE COVID-19

  • Elvandir Guedes Guimarães
  • Claúdia Smaniotto Barin

Resumo

A produção e a disponibilização de materiais didáticos digitais (MDD) têm sido muito discutidas na última década, principalmente no viés do Ensino a Distância, no entanto essa discussão ganha uma nova perspectiva quando nos deparamos com a necessidade urgente da mediação pedagógica online em virtude da Pandemia pela Covid-19. Neste sentido, este trabalho visa discutir a importância da produção e disponibilização de MDD para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa (LI), em tempos de isolamento social. Apoiados na metodologia Design-Based Research, inicialmente, planejou-se e produziu-se o material , o qual foi disponibilizado no Google Sites para auxiliar os professores de LI que ministram aulas no sexto ano do Ensino Fundamental. O desafio da transposição didática, bem como o desenvolvimento da fluência tecnológica em algumas ferramentas de autoria foram os maiores obstáculos encontrados. Entretanto, mesmo que ainda incipiente, já temos relatos positivos sobre a proposta.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
GUEDES GUIMARÃES, Elvandir; SMANIOTTO BARIN, Claúdia. MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: DA PRODUÇÃO À PUBLICAÇÃO EM TEMPO DE COVID-19. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1500>. Acesso em: 02 out. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição