MATERIAIS DIDÁTICOS IMPRESSOS PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONSTRUINDO BOAS PRÁTICAS
Resumo
Este artigo tem como objetivo verificar de que maneira o material didático impresso para a EaD pode contribuir para a autonomia do aluno ao construir o seu conhecimento, estabelecendo os elementos fundamentais de elaboração desse suporte. Para tanto, descreve as teorias pedagógicas e boas práticas que apoiam essa construção, levando em conta a interação por meio de abordagens sociointeracionistas. Como metodologia, realizamos o levantamento bibliográfico, incluindo a seleção de pesquisas que tratam do tema. Por intermédio do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que o material didático impresso medeia a construção do conhecimento do aluno concreto atuando em uma "tutoria no papel". Dessa forma, leva-o a produzir significados por meio da reflexão e análise. Compreende-se que materiais de qualidade devem possibilitar a formação da autonomia do discente, considerando suas experiências de vida, bem como a especificidade da EaD, em que aluno e professor estão distantes geograficamente. Nesse aspecto, os requisitos de linguagem clara, expressiva, dialogada; conteúdo relevante; harmonia e unidade do material didático impresso são essenciais.