MATERIAIS DIDÁTICOS IMPRESSOS PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONSTRUINDO BOAS PRÁTICAS

  • Carolina Finamore de Figueiredo

Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar de que maneira o material didático impresso para a EaD pode contribuir para a autonomia do aluno ao construir o seu conhecimento, estabelecendo os elementos fundamentais de elaboração desse suporte. Para tanto, descreve as teorias pedagógicas e boas práticas que apoiam essa construção, levando em conta a interação por meio de abordagens sociointeracionistas. Como metodologia, realizamos o levantamento bibliográfico, incluindo a seleção de pesquisas que tratam do tema. Por intermédio do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que o material didático impresso medeia a construção do conhecimento do aluno concreto atuando em uma "tutoria no papel". Dessa forma, leva-o a produzir significados por meio da reflexão e análise. Compreende-se que materiais de qualidade devem possibilitar a formação da autonomia do discente, considerando suas experiências de vida, bem como a especificidade da EaD, em que aluno e professor estão distantes geograficamente. Nesse aspecto, os requisitos de linguagem clara, expressiva, dialogada; conteúdo relevante; harmonia e unidade do material didático impresso são essenciais.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
FINAMORE DE FIGUEIREDO, Carolina. MATERIAIS DIDÁTICOS IMPRESSOS PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONSTRUINDO BOAS PRÁTICAS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1501>. Acesso em: 10 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição