MATERIAL DIDÁTICO SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: USO RACIONAL E DESCARTE RESPONSÁVEL DE MEDICAMENTOS

  • Taís Arthur Corrêa
  • Camila C. Galão
  • Leililene A. Soares
  • Antônio C. Marangoni

Resumo

A discussão sobre uso racional e o descarte adequado de medicamentos vencidos e/ou não utilizados, bem como a inserção de práticas pedagógicas que possam interligar esses conteúdos de forma a atender as necessidades educativas são relevantes. Este estudo objetivou a apreciação de um material didático sobre o uso racional e descarte responsável de medicamentos por professores das séries iniciais de escolas públicas do município de Ubá-MG. O procedimento metodológico se deu pela abordagem quantiqualitativa, de caráter descritivo e exploratório, com a participação de 30 professores. Optou-se por questionários e realização de entrevistas. Os estudos revelam que a maioria dos docentes desconheciam os riscos e consequências provocadas pelo uso indiscriminado de medicamentos além de nunca terem recebido informações sobre a forma adequada de descarte. Os materiais educativos foram avaliados de forma positiva pelos participantes, propiciando informações relevantes, de forma lúdica, em torno das temáticas abordadas, possibilitado novos conhecimentos. Desta forma, o desenvolvimento e disseminação e materiais educativos pode sensibilizar os docentes sobre a importância de abordar o uso racional de medicamentos e a necessidade de promover o destino adequado sem prejudicar o meio ambiente, destacando a importância de educar e informar os discentes sobre esta prática, tornando-os cidadãos críticos e reflexivos.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
ARTHUR CORRÊA, Taís et al. MATERIAL DIDÁTICO SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: USO RACIONAL E DESCARTE RESPONSÁVEL DE MEDICAMENTOS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1502>. Acesso em: 15 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição