MÉTODOS NÃO FARMACOLÓGICOS DE ALÍVIO DA DOR DURANTE O TRABALHO DE PARTO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

  • Felipe Soares
  • IVONETE VIEIRA PEREIRA PEIXOTO
  • Mônica Custódia Abreu Pamplona
  • Francisco Jadson da Silva Bandeira
  • Marucia Fernandes Verçosa
  • Mariana Souza de Lima
  • Paula Sousa da Silva Rocha

Resumo

Os métodos não farmacológicos são considerados alternativas que proporcionam a mulher um parto mais confortável como a diminuição da dor do parto. Dessa forma, este estudo teve por objetivo identificar quais os métodos não farmacológicos possuem evidencias científicas no alivio da dor durante o parto no período de 2013-2017. Métodos: A coleta de dados foi realizada nas bases de dados: Pub Med, BVS e Cochrane, com os descritores: Natural Childbirth; Labor, obstetric; Humanizing; Parturition; Labor Pain. Resultados: Após a leitura na íntegra foram selecionados 14 artigos. O Banho de Imersão caracterizou 34% da frequência utilizada, reduzindo de forma significativa a dor do parto. Assim, o desenvolvimento de práticas na assistência à parturição prevê atitudes e comportamentos dos profissionais da saúde, ressaltando as vantagens do uso métodos alternativos para a melhoraria do cuidado. Considerações Finais: Este estudo possibilitou identificar as diversas alternativas como intervenção não farmacológica durante sua assistência à parturiente. Contudo, ainda existe uma certa barreira na utilização dos métodos na rotina assistencial, prejudicando a empatia com o cliente e a promoção do bem-estar pelo uso de técnicas humanizadoras.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SOARES, Felipe et al. MÉTODOS NÃO FARMACOLÓGICOS DE ALÍVIO DA DOR DURANTE O TRABALHO DE PARTO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1505>. Acesso em: 22 fev. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição