TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA DEMOCRATIZAÇÃO E INOVAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

  • Georgiana Luna Batinga
  • ANA MARIA BLANCO TELES MOULIN

Resumo

O desenvolvimento das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) tem contribuído para levar, por meio da educação a distância, formação e conhecimento a pessoas antes limitadas pela separação física tempo-espaço. Nesse sentido, além do evidente processo de democratização do conhecimento, o avanço e o aprimoramento das TIDCs têm fomentado inovações nas práticas pedagógicas. Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar as contribuições das tecnologias da informação e do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem, na percepção de alunos de um curso na modalidade semipresencial em uma instituição pública de ensino superior (IPES) do estado do Mato Grosso. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, do tipo descritivo, que enquadra-se como um estudo de caso com a participação de alunos concluintes do curso de formação profissional ofertado pela instituição. 

Publicado
2020-08-28
Como Citar
BATINGA, Georgiana Luna; MOULIN, ANA MARIA BLANCO TELES. TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA DEMOCRATIZAÇÃO E INOVAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1511>. Acesso em: 26 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC