O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: APONTAMENTOS PARA SE PENSAR A EDUCAÇÃO HÍBRIDA
Resumo
A presença das tecnologias digitais mudou a forma como as pessoas se relacionam e, entre os nativos digitais, mudou, também, a maneira de estudar e aprender. Nesse contexto, a educação híbrida surge como possibilidade de enriquecer processos presenciais de ensinoaprendizagem a partir da incorporação de tecnologias digitais. Sendo assim, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de iniciação científica que analisou o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) por estudantes do ensino médio de uma instituição pública de educação profissional e tecnológica. A pesquisa percorreu quatro etapas: levantamento e análise bibliográfica; elaboração e aplicação de um formulário aos participantes; análise dos dados coletados e divulgação dos resultados. Dentre os principais resultados obtidos, verificamos que há poucos artigos em que os professores podem se orientar para realizar mudanças em sua metodologia de ensino; os alunos gostariam que suas aulas fossem mais dinâmicas e diferenciadas; estratégias de hibridização podem colaborar para que estudantes sejam mais motivados a aprender.