O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: APONTAMENTOS PARA SE PENSAR A EDUCAÇÃO HÍBRIDA

  • Dara Stephanie Marcelino
  • Luciane Penteado Chaquime

Resumo

A presença das tecnologias digitais mudou a forma como as pessoas se relacionam e, entre os nativos digitais, mudou, também, a maneira de estudar e aprender. Nesse contexto, a educação híbrida surge como possibilidade de enriquecer processos presenciais de ensinoaprendizagem a partir da incorporação de tecnologias digitais. Sendo assim, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de iniciação científica que analisou o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) por estudantes do ensino médio de uma instituição pública de educação profissional e tecnológica. A pesquisa percorreu quatro etapas: levantamento e análise bibliográfica; elaboração e aplicação de um formulário aos participantes; análise dos dados coletados e divulgação dos resultados. Dentre os principais resultados obtidos, verificamos que há poucos artigos em que os professores podem se orientar para realizar mudanças em sua metodologia de ensino; os alunos gostariam que suas aulas fossem mais dinâmicas e diferenciadas; estratégias de hibridização podem colaborar para que estudantes sejam mais motivados a aprender.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
MARCELINO, Dara Stephanie; CHAQUIME, Luciane Penteado. O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: APONTAMENTOS PARA SE PENSAR A EDUCAÇÃO HÍBRIDA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1513>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC