TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O trabalho aqui exposto apresenta o relato de uma pesquisa ação desenvolvida em uma escola pública municipal da rede de ensino de Uberlândia no ano de 2016, que teve como objetivo precípuo conhecer e contribuir com o ensino de História local nos anos iniciais do ensino fundamental, mais especificamente com a educação patrimonial mediada pelas TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação). A pesquisa evidenciou os obstáculos para a utilização das TDICs no ensino da História que incluem desde a dificuldade dos professores na operacionalização da ferramenta tecnológica até os desafios para romper com o ensino que apenas reproduz conteúdo e informações do passado, sem relacionar com experiências vivenciadas pelas crianças. Diante desse fato, as pesquisadoras, em conjunto com as professoras participantes da pesquisa, optaram por desenvolver, a priori, atividades de formação docente voltadas para o uso das TDICS na educação patrimonial para posteriormente desenvolver as ações de ensino e aprendizagem com os estudantes, a partir da criação de um jogo com códigos QR para acessar e interpretar memórias múltiplas preservadas digitalmente. Não obstante aos desafios, a pesquisa corroborou a possibilidade de práticas pedagógicas lúdicas, interativas e críticas para o ensino da História Local e seus patrimônios históricos, mediados pelas TDICs.