TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • NILZA APARECIDA DA SILVA OLIVEIRA
  • Núbia da Silva Lopes Freitas
  • Aléxia Pádua Franco

Resumo

O trabalho aqui exposto apresenta o relato de uma pesquisa ação desenvolvida em uma escola pública municipal da rede de ensino de Uberlândia  no ano de 2016,  que teve como objetivo precípuo conhecer e contribuir  com o ensino de História local   nos anos iniciais do ensino fundamental, mais especificamente com a educação patrimonial mediada pelas TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação). A pesquisa evidenciou os obstáculos para a utilização das TDICs no ensino da História que incluem desde a dificuldade dos professores na operacionalização da ferramenta tecnológica até os desafios para romper com o   ensino que   apenas reproduz conteúdo e informações do passado, sem relacionar com experiências vivenciadas pelas crianças. Diante desse fato, as pesquisadoras, em conjunto com as professoras participantes da pesquisa, optaram por  desenvolver, a priori, atividades de formação docente voltadas para o uso das TDICS na educação patrimonial para posteriormente desenvolver as ações de ensino e aprendizagem com os estudantes, a partir da criação de um jogo com códigos QR para acessar e interpretar memórias  múltiplas preservadas digitalmente.  Não obstante aos desafios, a pesquisa corroborou a possibilidade de práticas pedagógicas lúdicas, interativas e críticas para o ensino da História Local e seus patrimônios históricos, mediados pelas TDICs. 

Publicado
2020-08-28
Como Citar
OLIVEIRA, NILZA APARECIDA DA SILVA; FREITAS, Núbia da Silva Lopes; FRANCO, Aléxia Pádua. TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1514>. Acesso em: 22 mar. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC