O USO DAS TECNOLOGIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Silvana Corbellini
  • Leila Borges

Resumo

Este trabalho trata-se de um Estudo de Caso realizado no Berçário 1 de uma Escola de Educação Infantil na cidade de Esteio/RS. No período de quatro meses foram realizadas atividades nas quais se procurou inserir tecnologias. Estas práticas foram observadas e registradas no diário de bordo da pesquisadora. Esses registros foram analisados sob a luz do referencial teórico, como Piaget, Vygotsky, Belloni e Valente. O presente estudo tem como objetivo principal averiguar como o uso das tecnologias pode contribuir para as aprendizagens na Educação Infantil. A pesquisa constatou o interesse das crianças dessa faixa etária nas tecnologias digitais; a relevância do uso dessas ferramentas para o desenvolvimento infantil ao proporcionarem mais suporte a habilidades e atitudes básicas, bem como suporte a conteúdos e necessidades individuais de aprendizagem; a necessidade de critérios para o seu uso, uma vez que grande parte deste acervo não foi nem regulamentado ou testado que possa definir o seu impacto ou potencial educacional; e a contínua formação dos profissionais de educação frente às tecnologias e às mídias sociais e seus usos, para que possam desenvolver e estimular o uso dessas tecnologias em sala de aula e, consequentemente, o aprendizado das crianças.  

Publicado
2020-08-28
Como Citar
CORBELLINI, Silvana; BORGES, Leila. O USO DAS TECNOLOGIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1515>. Acesso em: 26 mar. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC