TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO EM SANTA MARIA DE JETIBÁ-ES
Resumo
O estudo em tela apresenta resultados parciais de uma pesquisa participante, de natureza qualitativa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades - PPGEH do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES, na linha de Formação de Professores. Objetiva apresentar as discussões até então empreendidas no processo de produção de um curso de formação continuada em tecnologias digitais com professores do campo do município de Santa Maria de Jetibá-ES. Aborda o contexto no qual a pesquisa vem sendo realizada e apresenta os pressupostos constituintes da formação continuada em tecnologias digitais com os professores do campo. Toma como referenciais teóricos os constructos de formação de professores (NÓVOA, 1992), de educação do campo (CALDART, 2012) e de tecnologias (MORAN, 2017) que, articulados em tono do conceito estruturante de diálogo (FREIRE, 2011) constituem a proposta de formação. Conclui sinalizando para a importância da produção coletiva de um curso de formação continuada em tecnologias digitais com os professores que, ao considerar a realidade campesina do município, contribua para o desenvolvimento de uma educação do campo com qualidade, reafirmando-a como direito humano.