O USO DAS TICS E SUAS CONTIBUIÇÕES PARA O LETRAMENTO DIGITAL

  • Silvana Corbellini
  • Fátima Regina da Silva Pacheco Quevedo

Resumo

Este trabalho trata-se de um Estudo de Caso (YIN, 2015) realizado com uma turma de 27 alunos de um 3º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de uma cidade no interior do Rio Grande do Sul. O objetivo desta pesquisa foi investigar como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem contribuir para os avanços no letramento digital das crianças. Planejou-se e implantou-se um Projeto de Aprendizagem, no qual se desenvolveram diversas atividades, utilizando-se tecnologias visando potencializar o Letramento Digital. Essas atividades foram observadas e registradas para a análise. Os resultados, evidenciados pela análise dos dados demonstram que o uso das tecnologias pode contribuir para os avanços no Letramento Digital, mas que requerem reconfigurações do ensino tradicional, com contextualização de atividades significativas e aproximadas do cotidiano das crianças. Além disto, considera-se que os Projetos de Aprendizagem são uma metodologia que potencializam a alfabetização e letramento e contribuem para a formação das crianças para atuarem na era digital.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
CORBELLINI, Silvana; QUEVEDO, Fátima Regina da Silva Pacheco. O USO DAS TICS E SUAS CONTIBUIÇÕES PARA O LETRAMENTO DIGITAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1518>. Acesso em: 10 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC