TECNOLOGIAS DIGITAIS: AS MÍDIAS DIGITAIS E O ENSINO HÍBRIDO
Resumo
A sociedade brasileira vem passando por momentos de transformações. Nota-se que uma parte significativa destas mudanças estão relacionadas com as novas tecnologias de informação e comunicação, que progressivamente, vem sendo introduzidas na prática educativa. O presente trabalho tem o objetivo de promover uma reflexão sobre as possibilidades de utilização da tecnologia da informação e comunicação e o seu significado pedagógico. Por meio do relacionamento de conceitos e autores que abordam sobre as transformações contemporâneas promovidas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e as novas perspectivas de convergência de mídias na educação, ressaltando os métodos comunicacionais contemporâneos por meio dos autores da “cibercultura” e apontando conceitos para as novas tendências de ensino que estão surgindo, entre elas o ensino híbrido. Constatou-se também que as inovações nas tecnologias comunicacionais associadas às práticas educacionais inovadoras têm permitido o desenvolvimento de plataformas digitais amplamente usadas por instituições de ensinos para cursos nos mais variados níveis educacionais, facilitando a interação entre professor/aluno/conteúdo, através de ferramentas que têm transformado as práticas tradicionais de ensino e aprendizagem. Deste modo, ocorrendo uma capacitação adequada do corpo docente, ele poderão, junto com alunos construir os caminhos que irão facilitar a aprendizagem.