TECNOLOGIAS E ABORDAGEM PEDAGÓGICA EAD EM MONITORIAS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS

  • José Augusto Oliveira Huguenin
  • Julliane Yoneda

Resumo

Apresenta-se neste trabalho uma proposta de intervenção em projetos de monitoria de cursos presenciais na área de Ciências Exatas a partir da introdução de ferramentas de abordagens pedagógicas de ensino a distância (EAD) mediada por tecnologias. Seguindo a linha metodológica de Pesquisa-ação, desenvolveu-se uma dinâmica de atendimentos tanto presenciais quanto remotos, apresentada passo-a-passo. A aplicação se dará na monitoria de disciplinas básicas de cursos de graduação de Física e Química, também presentes em outras graduações como Engenharias, Matemática e Farmácia. O desenho completo da pesquisa é apresentado em torno de três eixos de investigação. As metas a serem alcançadas são detalhadamente apresentadas. Acredita-se que a proposta apresenta um estudo amplo e de diferentes eixos, e seu resultado pode contribuir com a


prática de um ensino de qualidade.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
HUGUENIN, José Augusto Oliveira; YONEDA, Julliane. TECNOLOGIAS E ABORDAGEM PEDAGÓGICA EAD EM MONITORIAS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1520>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC