TECNOLOGIAS EMERGENTES: APLICADA AO ENSINO DE FÍSICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – UNIFAP

  • EDUARDO FERREIRA ROQUE

Resumo

Cada vez mais as tecnologias se fazem presentes no dia a dia das pessoas, nessa perspectiva, as universidades estão se apoderando desses recursos tecnológicos (computador, tablet , dentre  outros), onde se torna uma ferramenta essencial tanto para os acadêmicos como para os professores,auxiliando em seu desenvolvimento. Assim este trabalho teve como objetivo identificar como está sendo o uso das tecnologias aplicado ao ensino de licenciatura em física na Universidade Federal do Amapá- UNIFAP. A metodologia utilizada foi a qualitativa explicativa, fizeram parte dessa pesquisa os acadêmicos do curso de graduação em física da UNIFAP. Os instrumentos utilizados foram questionários online abertos. Os principais teóricos utilizados nesta pesquisa de renome destaca-se Moreira (2011) que fala sobre metodologia do trabalho científico, Silva (2010) que defende o uso de novas tecnologias aplicado ao ensino, Moran (2010) que faz uns contrastes entre ensino tradicional e um método de ensino mais dinâmicos com uso de ferramentas tecnológicas, dentre outros autores. Desta forma foi possível fazer um confronto da coleta de dados em contraponto com esses autores. Assim, Com esta pesquisa entende-se que a UNIFAP ainda faz pouco uso de novas ferramentas tecnológicas no Ensino de física.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
ROQUE, EDUARDO FERREIRA. TECNOLOGIAS EMERGENTES: APLICADA AO ENSINO DE FÍSICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – UNIFAP. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1521>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC