TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS CONSTRUINDO RELAÇÕES E MINIMIZANDO DISTÂNCIAS
Resumo
Impulsionado pelas emergentes tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), o cenário educacional brasileiro vem sofrendo intensas mudanças, suscitando novas possibilidades e novas práticas de ensino e aprendizagem. Com isso, originam novos desenhos, papéis, conceitos e desafios em diferentes aspectos educacionais. Mediante este avanço das tecnologias educacionais, impulsionado pelo acompanhamento da legislação brasileira, percebe-se uma propagação sem precedentes da educação ofertada na modalidade à distância (EaD). Caracterizada como uma importante modalidade, a EaD vem sido amplamente abordada e discutida por pesquisadores de diferentes linhas, alcançando convergências e divergências. Apoiada tecnologicamente pelos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), a EaD no Brasil, encontra-se em plena expansão e equipara à modalidade presencial na oferta de cursos, o que empreende uma formação adicional e contínua dos docentes frente às transformações inevitáveis em suas práticas educativas (BEHAR, 2012). No entanto, entre conformidades e controvérsias, através do diagnóstico derivado da pesquisa, pretende-se pensar nas relações de interação entre professor e aluno no contexto da EaD, através das práticas educativas. Entende-se que há uma vasta e necessária discussão dentro do tema dessa investigação, o que vem provocar, além das reflexões apontadas neste estudo, novas e intrigantes questões para se pensar o cenário atual e os rumos da Educação a Distância no Brasil.