TELEFONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR: AVALIAÇÃO E IMPACTO DAS AÇÕES NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE DA COMUNICAÇÃO HUMANA

  • TATIANA DE PAULA SANTANA DA SILVA
  • Cynthia Maria Barboza Nascimento
  • Marília Cleide Tenório Gomes
  • Vitória Beatriz Silva
  • Péricles Bezerra Freitas Júnior
  • Patrícia Clarindo Zelykovic

Resumo

Na Fonoaudiologia o aprimoramento profissional constitui uma prática recente, sobretudo em seguimentos onde as ações demandam maiores esforços, como no âmbito hospitalar, além disso, o uso das tecnologias por profissionais da saúde da comunicação humana ainda é incipiente, tornando-se necessário o extenso trabalho com dispositivos tecnológicos que possam subsidiar o processo de aperfeiçoamento do profissional. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo descrever o impacto das ações educativas de Telefonoaudiologia para o processo de educação permanente dos fonoaudiólogos que atuam na rede Hospitalar do Estado de Pernambuco. Trata-se de estudo descritivo, transversal, desenvolvido após aprovação do Comitê de Ética (parecer nº 113359/2015), em parceria com o Núcleo Estadual de Telessaúde de Pernambuco. Nas cinco sessões realizadas, houve a participação de 36 fonoaudiólogos, 56,7%, referiram que os temas abordados são frequentemente encontrados em sua prática hospitalar. 73,1% referiram que os aprendizados foram muito importantes para sua dinâmica de trabalho e que o projeto apresentou alto impacto para sua formação. Cerca de 68,6% relataram sentir-se seguros para disseminar as práticas aprendidas. Pode-se concluir que o projeto trouxe impactos positivos no processo de educação permanente contribuindo para disseminação das práticas relevantes ao trabalho em saúde da comunicação humana no âmbito hospitalar.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SILVA, TATIANA DE PAULA SANTANA DA et al. TELEFONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR: AVALIAÇÃO E IMPACTO DAS AÇÕES NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE DA COMUNICAÇÃO HUMANA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1524>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC