TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: ATIVIDADE ONLINE DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA
Resumo
Uma comunicação pública da ciência eficiente é indispensável para a sociedade, assim como para o seu próprio funcionamento. Tendo em vista a necessidade de formação de cientistas e pesquisadores para o desenvolvimento de ações dessa natureza, desenvolvemos e aplicamos uma proposta de ensino em ambiente virtual de aprendizagem que promovesse a leitura, análise e produção de textos de divulgação científica (TDC) junto a graduandos em química, matriculados em uma disciplina de comunicação científica. Para tanto, elaboramos, a partir das considerações de pesquisadores a respeito do conteúdo e forma de TDC, um material digital constituído de três partes. Este material aborda diferentes aspectos que caracterizam TDC, tais como a estrutura comum a esse tipo de texto, os conteúdos normalmente abordados e a linguagem neles empregada. Discutimos aqui os resultados obtidos das atividades aplicadas a partir das duas primeiras. Tais resultados evidenciaram elevada participação dos estudantes nas atividades online, bem como aproveitamento satisfatório em ambas. Contudo, reforçam alguns obstáculos no que diz respeito à produção de TDC, principalmente aqueles impostos a sujeitos da área de ciências da natureza. Esses obstáculos por sua vez salientam a necessidade de uma maior aproximação, em contexto de ensino, entre as ciências da natureza e práticas de comunicação e expressão.