UM ESTUDO SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DOS SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO

  • Clarissa de Assis Olgin
  • Marília da Costa

Resumo

O presente trabalho é um recorte da pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Luterana do Brasil. O objetivo desta pesquisa é o de investigar quais as contribuições do uso das Tecnologias Digitais na disciplina de Cálculo, especificamente, na aplicação da integral definida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada na análise interpretativa e descritiva para compreensão dos dados. Optou-se por esta abordagem, pois possibilita ao investigador, criar, aplicar, observar, descrever e analisar situações de ensino, nessa perspectiva os dados serão interpretados e analisados de acordo com a fundamentação teórica. O referencial teórico que subsidiou a investigação pautou-se nas Tecnologias Digitais e no ensino do cálculo diferencial e integral, para a elaboração de situações de ensino aplicadas no ensino superior para o desenvolvimento do conteúdo da integral definida. No Ensino Superior as Tecnologias Digitais estão cada vez mais presentes, sendo utilizada na construção de ambientes virtuais de aprendizagem, que vem sendo integrados às aulas presenciais. Buscando trabalhar as tecnologias no Ensino Superior de modo a contribuir para aprendizagem da integral definida elaborou-se uma situação problema envolvendo o conteúdo de Sólidos de Revolução, abordado na disciplina de Cálculo, em que os alunos eram instigados a utilizar seus conhecimentos matemáticos para a resolução do problema proposto, podendo utilizar os recursos do software GeoGebra. A atividade desenvolvida propiciou aos estudantes ampliar o conhecimento com relação aos cálculos envolvendo sólidos de revolução e contato com os recursos do software GeoGebra.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
OLGIN, Clarissa de Assis; COSTA, Marília da. UM ESTUDO SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DOS SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1528>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC