UM FEEDBACK DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE O USO DAS TICS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Resumo
Este artigo apresenta resultados obtidos em uma pesquisa on-line, realizada na região oeste e norte do estado do Paraná, com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nosso objetivo foi identificar como está sendo o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas aulas de matemática dos Anos Iniciais, quais são os recursos que os professores usam e possuem para fazer o uso das TICs, quais as dificuldades que eles encontram para esta utilização, quais são os motivos que ocasionam a não utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação e ainda verificar qual o conhecimento dos professores perante a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), seus objetivos e suas relações com as TICs. O aporte teórico está pautado no diálogo entre autores como Valente (1999), D’Ambrosio (2009), Ponte (2017) dentre outros que debruçam-se em pesquisas com as TICs e a metodologia adotada nesta pesquisa foi a qualitativa pois, segundo Bogdan e Biklen (1994) o(s) pesquisador(es) qualitativo(s) mantém maior interesse no processo do que simplesmente nos resultados ou produto.