UM FEEDBACK DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE O USO DAS TICS NAS AULAS DE MATEMÁTICA

  • Joel Staub
  • Renata Camargo dos Passos Barros

Resumo

Este artigo apresenta resultados obtidos em uma pesquisa on-line, realizada na região oeste e norte do estado do Paraná, com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nosso objetivo foi identificar como está sendo o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas aulas de matemática dos Anos Iniciais, quais são os recursos que os professores usam e possuem para fazer o uso das TICs, quais as dificuldades que eles encontram para esta utilização, quais são os motivos que ocasionam a não utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação e ainda verificar qual o conhecimento dos professores perante a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), seus objetivos e suas relações com as TICs. O aporte teórico está pautado no diálogo entre autores como Valente (1999), D’Ambrosio (2009), Ponte (2017) dentre outros que debruçam-se em pesquisas com as TICs e a metodologia adotada nesta pesquisa foi a qualitativa pois, segundo Bogdan e Biklen (1994) o(s) pesquisador(es) qualitativo(s) mantém maior interesse no processo do que simplesmente nos resultados ou produto.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
STAUB, Joel; BARROS, Renata Camargo dos Passos. UM FEEDBACK DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE O USO DAS TICS NAS AULAS DE MATEMÁTICA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1529>. Acesso em: 29 maio 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC