O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS PELOS PROFESSORES DO CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO PROGRAMA ENSINAR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

  • Andressa Isabela Ferreira da Silva
  • Lígia Tchaicka

Resumo

O uso de Metodologias Ativas (MA) e Tecnologias Digitais (TD) aplicadas ao Ensino Superior por docentes dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas do Programa Ensinar pertencente a Universidade Estadual do Maranhão é o foco desta pesquisa. Este tema foi escolhido visto que a Educação é um processo contínuo e mutável, adequandose as necessidades da sociedade e economia vigente. E o atual cenário influenciado pela globalização exige uma nova postura do professor, superando a imagem deste como único detentor do conhecimento, buscando métodos para potencializar o protagonismo do aluno ao valorizar o seu conhecimento prévio, sua capacidade de buscar soluções, e de desenvolver suas habilidades. Deste modo, os profissionais da educação precisam estar preparados para atender as demandas exigidas pelo mercado de trabalho e sociedade. Assim, foi disponibilizado um formulário para os docentes atuantes no primeiro semestre do ano de 2020. Percebeu-se a importância da capacitação dos professores do Ensino Superior.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SILVA, Andressa Isabela Ferreira da; TCHAICKA, Lígia. O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS PELOS PROFESSORES DO CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO PROGRAMA ENSINAR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1532>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC