UMA EXPERIÊNCIA GAMIFICADA COM PALAVRAS CRUZADAS NAS AULAS DE UM CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

  • Danilo Giacobo
  • Odair Moreira de Souza

Resumo

Este artigo descreve o desenvolvimento de uma pesquisa com o objetivo de usar palavras cruzadas como ferramenta de ensino nas disciplinas de um curso técnico em Informática avaliando a percepção dos alunos com relação ao seu uso em sala de aula e fornecendo aos mesmos uma solução tecnológica gamificada para que estes acompanhem seu desempenho em tempo real. As disciplinas de Informática são tradicionalmente ministradas por meio de aulas expositivas dialogadas e pela utilização de laboratórios para atividades práticas. O uso de palavras cruzadas como ferramenta de ensino vem demonstrando ser um meio eficaz em sala de aula para o aprendizado. O resultado obtido com a aplicação das mesmas melhorou o desempenho dos alunos ao longo das disciplinas demonstrado ser este recurso de grande auxílio ao docente. O uso de palavras cruzadas como ferramenta de auxílio ao processo de ensino-aprendizagem evidencia-se com um recurso para o apoio didático, interessante e motivador para grande parte dos alunos que participaram da pesquisa. A aplicação delas fez também com que o desempenho dos alunos em avaliações nas disciplinas melhorasse consideravelmente. Com a utilização de uma solução gamificada os alunos puderem acompanhar seu desempenho em cada palavra cruzada realizada.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
GIACOBO, Danilo; SOUZA, Odair Moreira de. UMA EXPERIÊNCIA GAMIFICADA COM PALAVRAS CRUZADAS NAS AULAS DE UM CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1533>. Acesso em: 23 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC