UMA REDE DE CONVERSAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: COMPREENSÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Resumo
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado a qual objetivou compreender as percepções dos professores de Matemática em relação ao uso das tecnologias digitais no processo formativo no Ensino Superior. O campo empírico da pesquisa é constituído por uma rede de conversação da qual fazem parte integrantes de um Grupo de Pesquisa de uma Universidade Federal do Extremo Sul do Brasil. A pesquisa é balizada pelo caminho explicativo da objetividade entre parênteses nos posicionando como observadores implicados e utilizamos a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para analisar os registros produzidos nos fóruns o que resultou em três discursos coletivos intitulados: “A tecnologia digital nos processos de ensinar e de aprender”, “Compreensões sobre o uso das tecnologias digitais” e “Formação permanente no contexto das tecnologias”. Para este trabalho, escolhemos para analisar o discurso Formação permanente no contexto das tecnologias, a qual evidenciamos a importância de uma formação continuada do professor, em que possa atualizá-la no modo como se apropria das ferramentas digitais para desenvolver suas atividades didático-pedagógicas no âmbito da formação dos futuros profissionais que compõem o quadro de estudantes da Universidade.