UMA REDE DE CONVERSAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: COMPREENSÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

  • DANIEL DA SILVA SILVEIRA
  • Daniele Amaral Fonseca
  • Andressa Escobar Machado

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado a qual objetivou compreender as percepções dos professores de Matemática em relação ao uso das tecnologias digitais no processo formativo no Ensino Superior. O campo empírico da pesquisa é constituído por uma rede de conversação da qual fazem parte integrantes de um Grupo de Pesquisa de uma Universidade Federal do Extremo Sul do Brasil. A pesquisa é balizada pelo caminho explicativo da objetividade entre parênteses nos posicionando como observadores implicados e utilizamos a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para analisar os registros produzidos nos fóruns o que resultou em três discursos coletivos intitulados: “A tecnologia digital nos processos de ensinar e de aprender”, “Compreensões sobre o uso das tecnologias digitais” e “Formação permanente no contexto das tecnologias”. Para este trabalho, escolhemos para analisar o discurso Formação permanente no contexto das tecnologias, a qual evidenciamos a importância de uma formação continuada do professor, em que possa atualizá-la no modo como se apropria das ferramentas digitais para desenvolver suas atividades didático-pedagógicas no âmbito da formação dos futuros profissionais que compõem o quadro de estudantes da Universidade.


 

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SILVEIRA, DANIEL DA SILVA; FONSECA, Daniele Amaral; MACHADO, Andressa Escobar. UMA REDE DE CONVERSAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: COMPREENSÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1534>. Acesso em: 20 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC