O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Gabriel Miashiro
  • Emily Ayumi Moriguchi
  • Regiane Dias Coitim
  • Vilmar Malacarne
  • Stacy Pedro Bach

Resumo

Graças à inclusão das tecnologias digitais, os aplicativos estão cada vez mais presentes no dia a dia escolar, desde a Pré-Escola até o Ensino Superior. Tanto as crianças quanto os jovens têm a possibilidade de acesso ao mundo tecnológico digital e já compreendem e dominam de forma parcial o funcionamento dos aparelhos tecnológicos e da internet. Sendo assim, pretende-se pesquisar os artefatos tecnológicos educacionais disponíveis, sua aplicabilidade e a incidência dos softwares educacionais no ensino de Matemática relatados em publicações da área. Além disso, é necessário adequar o docente e o discente quanto a utilização desses softwares, para que dessa forma as aulas não se tornem desorganizadas mas sim bem elaboradas, com o intuito de prender a atenção e divertir o aluno. A metodologia da pesquisa será de natureza qualitativa e bibliográfica onde serão analisados artigos sobre os softwares educacionais e, na sequência, os próprios softwares gratuitos, que serão divididos em seus respectivos tipos, para o ensino de Matemática disponíveis e indicados para os anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
MIASHIRO, Gabriel et al. O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1535>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC