"O USO DE TDIC NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO NO ENSINO SUPERIOR "
Resumo
A Educação Especial caracteriza-se com uma modalidade de ensino que deve ser oferecida em todos os níveis da educação, conforme a Lei nº 9.394 de 1996 de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, que garante a oferta da Educação Especial, preferencialmente na rede regular, desde a Educação Infantil em idade de zero a seis anos até a educação superior. A educação do aluno surdo deve ser contemplada com os recursos educacionais especializados de que necessitar para seu desempenho escolar. No tocante ao Ensino Superior, este trabalho se dedica a evidenciar a importância do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação - TDIC no processo de aprendizagem do aluno surdo e na sua interação com os demais sujeitos do contexto universitário. Utilizaremos como abordagem metodológica a pesquisa bibliográfica de autores que dialogam com a temática proposta e a análise da legislação concernente a questão discutida. O estudo aponta como resultado que a inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior já é uma realidade, todavia, se faz necessário um conhecimento mais detalhado acerca do perfil desse alunado de forma a promover ações que valorizem e respeitem a diversidade, garantindo assim a permanência dos alunos na universidade e o término do curso.