"O USO DE TDIC NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO NO ENSINO SUPERIOR "

  • Suellen Teixeira Nascimento

Resumo

A Educação Especial caracteriza-se com uma modalidade de ensino que deve ser oferecida em todos os níveis da educação, conforme a Lei nº 9.394 de 1996 de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, que garante a oferta da Educação Especial, preferencialmente na rede regular, desde a Educação Infantil em idade de zero a seis anos até a educação superior. A educação do aluno surdo deve ser contemplada com os recursos educacionais especializados de que necessitar para seu desempenho escolar. No tocante ao Ensino Superior, este trabalho se dedica a evidenciar a importância do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação - TDIC no processo de aprendizagem do aluno surdo e na sua interação com os demais sujeitos do contexto universitário. Utilizaremos como abordagem metodológica a pesquisa bibliográfica de autores que dialogam com a temática proposta e a análise da legislação concernente a questão discutida. O estudo aponta como resultado que a inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior já é uma realidade, todavia, se faz necessário um conhecimento mais detalhado acerca do perfil desse alunado de forma a promover ações que valorizem e respeitem a diversidade, garantindo assim a permanência dos alunos na universidade e o término do curso.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
NASCIMENTO, Suellen Teixeira. "O USO DE TDIC NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO NO ENSINO SUPERIOR ". Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1537>. Acesso em: 13 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC