UMA REFLEXÃO SOBRE A TUTORIA E O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Resumo
Ensinar, hoje, demanda do professor algo mais complexo ao que estava acostumado, solicita dele a superação da fragmentação do conhecimento, das relações, necessitando de uma visão de totalidade e articulação de saberes e capacidades. A didática precisa dialogar com a diversidade de saberes da docência e buscar alternativas para pensar o ensino. Implica-se em revisar conteúdos, métodos, processos avaliativos, currículo, recolocar as perguntas clássicas e até mesmo fazer, criticamente, novas perguntas. Levando tais demandas ao contexto do EaD, é notável que o tutor terá que se perguntar se em sua ação, em sua prática, tem se preocupado em buscar respostas para os problemas, atualizando-os ou superando-os. Uma outra demanda seria a globalização, na qual as tecnologias de informação e comunicação estão fortemente inseridas, numa percepção clara das diferenças e especificidades dos saberes e práticas, não no sentido de afastar uns dos outros ou isolá-los, mas de realizar um trabalho coletivo. Com os meios tecnológicos disponíveis, os tutores, educadores e pesquisadores possuem nas mãos poderosas ferramentas quando utilizados com critérios apropriados e objetivos bem definidos, fazendo destas ferramentas motivadoras e facilitadoras de tarefas e incentivadoras de pesquisa. Desta forma, esse trabalho visa explorar o perfil, desafios, competências e possibilidades de atuação desse profissional tão estratégico.