O USO DE TECNOLOGIAS E AS NOVAS DEMANDAS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GEOGRAFIA
Resumo
Este trabalho é frutos de uma das tantas reflexões maturadas no Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente - LEGEP, vinculado ao Departamento de Ciências Geográficas – DCG, da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. A princípio, tem por objetivo demonstrar como o uso de novas tecnologias vem sendo vinculadas as práticas de ensino e como o estágio supervisionado em Geografia proporciona a seus licenciandos um primeiro contato com este novo universo profissional de tecnologizações. A segundo momento, a pesquisa se debruça em descrever uma experiencia de estágio supervisionado 03, realizada numa escola da rede estadual de ensino, situada no bairro de Caetés II, Abreu e Lima – PE. Referente as observações em campo, foram mapeadas as perspectivas de instrumentalizações de aparelhos tecnológicos nas aulas de Geografia, bem como, a que níveis de potenciais usabilidades tecnológicas a escola, os professores e os alunos possuíam. As análises se deram de forma qualitativa e quantitativa e se somam a um conjunto de levantamentos bibliográficos que corroboram os resultados e considerações aqui apresentados, e são claros em expor os limites estruturais tecnológicos da escola em questão, em relação as potencialidades metodológicas contidas na possibilidade de uso dos aparelhos tecnológicos dos alunos, em beneficio das aulas de Geografia.